Menu fechado

Está à venda o jardim das cerejeiras

a partir da peça de Anton Tchekhov

“Está à venda o jardim das cerejeiras”, anuncia a personagem de Lopakhin, cuja meteórica ascensão social e econômica – de camponês a rico comerciante – simboliza as transformações profundas vividas na Rússia ao final do século XIX.

“Está à venda o jardim das cerejeiras”, último verso do poema Branca de Neve Despede-se dos Sete Anões, do poeta espanhol Leopoldo María Panero. Está à Venda o Jardim das Cerejeiras, vaticínio que ecoa ainda hoje com outras vozes, gestos e imagens – uma livre adaptação de Os Cênicos Cia. de Teatro e do LABator (EBA/UFRJ) da peça O Jardim das Cerejeiras, de Anton P. Tchékhov (1860-1904).

A peça O Jardim das Cerejeiras é estruturada em 4 atos e tem seu momento culminante no 3° ato, quando Liubov oferece um baile enquanto sua propriedade está sendo leiloada na cidade vizinha. A festa termina com o anúncio de Lopakhin, filho de um antigo servo da propriedade, de que é o novo dono do jardim das cerejeiras. 

A proposta da encenação foi aliar narrativa e drama em uma costura que envolve a peça de A. Tchekhov e outras referências textuais que discutem a dramaturgia do autor assim como os temas presentes no universo tchekhoviano. Além de O Jardim das Cerejeiras compõe o roteiro cênico: cartas do próprio Tchekhov e trechos de outras peças do autor, cartas de Konstantin Stanislavski, textos teóricos de Walter Benjamin, Georges Banu, Leonid Andreiev, Carlo Guinzburg, Alexander Kluge, Sergio Pitol, Angelo Maria Ripellino, Peter Sloterdijk.

A essa estrutura dramatúrgica, juntou-se uma série de referências estéticas, algumas das quais se presentificam na cena por meio da cenografia e das partituras de ações dos atores, e de projeções fílmicas. São elas: as versões teatrais de O Jardim das Cerejeiras realizadas por Peter Brook (de 1981) e Giorgio Strehler (de 1974), as indicações cênicas sugeridas por Vsevolod Meyerhold em ensaio teórico sobre a peça e em cartas escritas a Tchekhov, as imagens de festas do pintor flamenco Antoine Watteau, e o documentário Opening in Moscow, do norte-americano D.A. Pennebaker, que retrata a primeira feira cultural realizada pelos Estados Unidos em Moscou, no ano de 1959, em plena Guerra Fria.

Está à Venda o Jardim das Cerejeiras é um desdobramento da tese de doutorado de Larissa Elias, que versa sobre a poética de Peter Brook em relação à poética de Tchekhov, da qual resultou também o livro de mesmo nome, lançado no ano de 2015 pela Editora 7Letras.

Este projeto nasce da parceria entre Os Cênicos Cia. de Teatro e o LABATOR – Laboratório de Processos do Ator e da Cena da EBA/UFRJ, da parceria com artistas-docentes-pesquisadores das artes da cena, associados a este projeto, como Vanessa Teixeira de Oliveira (professora do Deptº de Teoria do Teatro da UNIRIO),

Samuel Abrantes e Andréa Renck (professores do Curso de Artes Cênicas da EBA/UFRJ), e da parceria com outros artistas colaboradores, particularmente com a atriz e diretora Marília Martins, reafirmando sua proposta de integração entre os fazeres artístico e acadêmico e de articulação entre os campos teórico e prático.

ESTÁ À VENDA O JARDIM DAS CEREJEIRAS foi contemplado pelo Edital FAPERJ-2013 de Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do RJ e cumpriu temporada em novembro de 2015, na SEDE DAS CIAS, na Lapa, Rio de Janeiro.

Atrizes:
MARÍLIA MARTINS, Liuba
REGINA GUTMAN, Charlotta e Coro
ANA MIRAMAR, como Vária e Coro
SABRINA PARAÍSO, como Anya e Coro
Voz off: FLÁVIO LEÃO
Voz off leitura poema Panero: MARCEL GONNET

Direção: LARISSA ELIAS
Pesquisa teórica e dramaturgia: LARISSA ELIAS e VANESSA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Diretora assistente: VANESSA TEIXEIRA DE OLIVEIRA

Cenografia: ANDREA RENCK
Figurinos: SAMUEL ABRANTES
Desenho de luz: MAURÍCIO FERREIRA
Músicas originais e sonorização: LEO TUCHERMAN
Programação visual: NATÁLIA QUINDERÉ
Cenógrafo-assistente: ERIC FULY
Assistentes de figurino: LUNA DESCAVES, LENES ALVES E ROSA EBEE
Cabelos das atrizes: LUNA DESCAVES E LENES ALVES
Cenotécnica: HUMBERTO SILVA E EQUIPE
Estagiários de cenografia: TAMARA SILVA E RAPHAEL ELIAS
Assistente de montagem: ZAKHIA ELIAS
Operador de luz: FELIPE MEDEIROS
Operador de som: EDUARDO BASTOS
Direção de vídeos e fotos de divulgação: LARISSA ELIAS
Edição de vídeos: FRANCISCO SLADE
Edição do vídeo “leitura no jardim” e criação de Teasers making of: ANA MIRAMAR
Imagens de trem de são petesburgo: VANESSA TEIXEIRA DE OLIVEIRA E MARCEL GONNET
Imagens “viagem de liuba”: MARÍLIA MARTINS
Fotos de ialta: DIEGO LEITE DE OLIVEIRA
Arte das letras russas: SUSANA FUENTES
Direção de produção: JOÃO BRAUNE/FOMENTA PRODUÇÕES
Produção executiva: MATHEUS MARQUES/FOMENTA PRODUÇÕES
Assistente de produção: NÁTANI TORRES/FOMENTA PRODUÇÕES

Instituição financiadora: FAPERJ
Instituições mantenedoras:EBA/UFRJ | UNIRIO
Parcerias:CASA DA GLÓRIA | NEPAC | NIETT

Realização:
OS CÊNICOS CIA. DE TEATRO
LABATOR – LABORATÓRIO DE PROCESSOS DO ATOR E DA CENA DA EBA/UFRJ